Uma vez instalado um painel solar, surgem algumas dúvidas em relação à sua manutenção. É preciso limpar os painéis solares fotovoltaicos? Com que frequência? Sujeiras e detritos têm um impacto negativo na eficiência dos painéis solares, pois interferem na coleta de luz solar. Além isso, dependendo do tipo de sujeira, a integridade do painel solar pode ser afetada.
A frequência de limpeza dos painéis solares dependerá do tipo de sujeira e do índice pluviométrico no local de instalação. Quando se trata de sujeira tipo poeira ou pólen, não é necessário limpar os painéis com muita frequência, já que serão lavadas naturalmente pela água da chuva. Porém, se houver uma seca severa na região, ou se houver chuvas muito leves e ocasionais, a limpeza pode precisar ser feita com mais regularidade.
Para saber se os painéis solares precisam ser limpos é necessário realizar uma inspeção física do sistema e também monitorar a produção de energia. Quanto mais sujo, menos energia o sistema fotovoltaico vai produzir. Claro que existem outros fatores que também podem afetar essa produção, mas a sujeira geralmente é um dos principais e também o mais fácil de corrigir. Segundo Hudedmani et al. (2017), o fator de perda de desempenho dos módulos fotovoltaicos dependerá de quatro fatores fundamentais:
- Tipo de sujeira: sujeira concentrada, como excrementos de pássaros, não é o mesmo que poeira atmosférica;
- Inclinação dos painéis solares: quanto maior a inclinação, maior será o efeito da lavagem da chuva e menores serão as ranhuras que permanecem na parte inferior do módulo fotovoltaico e que às vezes afetam muito o desempenho;
- Tipo de célula do painel solar: temos células divididas e células inteiras. A célula dividida dos painéis monocristalinos é geralmente afetada muito menos pela sujeira do que a célula completa da qual os painéis policristalinos são formados.
- Projeto de instalação: fundamentalmente existem dois tipos de instalações, as concebidas em string, que são cadeias de módulos totalmente dependentes uns dos outros, e instalações projetadas com otimizadores de energia ou sistemas semelhantes.
Dados extraídos da plataforma de monitoramento SolarEdge, utilizados pela empresa espanhola Campo Energético, mostram que a perda de desempenho relacionada ao tipo de sujeira varia de 5%, na chamada sujeira normal devido à poluição ou sujeira atmosférica, a 32%, no caso de excrementos para pássaros, e até 37% para sujeira extrema, em um período de seis meses (CAMPO ENERGÉTICO, 2021).
Algumas empresas de energia solar oferecem serviço de limpeza ou de manutenção, mas nem todas possuem know-how e equipamento especializado para tais serviços. Por isso na hora de adquirir seu sistema fotovoltaico observe como a empresa trata a questão da manutenção e do monitoramento. Assim, você evita transtornos futuros e garante o melhor desempenho para sua usina solar.
Fontes: https://www.meridapublishers.com/paineis-solares-fotovoltaicos/