Há décadas, o Brasil iniciou a trajetória que o faria se tornar um dos principais produtores e exportadores de alimentos do mundo. O caminho foi longo e, segundo a Embrapa, a produção brasileira aumentou muito desde então, principalmente devido aos esforços de pesquisadores e produtores rurais.
Hoje, o grande desafio é elevar ainda mais os índices de produtividade, aumentando a qualidade e a rentabilidade. A inovação tecnológica e a sustentabilidade, têm sido as protagonistas de muitas das soluções criadas neste sentido, especialmente aquelas com foco em eliminar desperdícios e reduzir custos operacionais da atividade agrícola.
A energia solar é uma dessas soluções e, cada vez mais, tem atraído produtores em busca de economia e competitividade. A promessa de redução é comprovável e os incentivos estão cada vez maiores, o que permite a transição de uma maneira calculada e garante o retorno sobre o investimento. A escassez de recursos naturais também contribui para que a energia solar seja ainda mais vantajosa, pois está atrelada a um recurso abundante: o sol.