O Facebook contratou com a companhia Sunseap Group o abastecimento de energia através de uma usina solar flutuante localizada em Singapura. Toda energia produzida pela usina será usada na operação da rede social em Singapura. Os créditos de energia gerados pelo empreendimento também serão transferidos para o Facebook.
A usina flutuante foi concluída em março e conta com 30 mil estruturas de flutuação, 13 mil módulos fotovoltaicos e 40 inversores, e está localizada no Estreito de Jor, uma faixa de água que divide a Singapura da Malásia. Urvi Parekh, diretora de energia renovável do Facebook, afirmou que é a primeira vez que a empresa participa de um projeto solar flutuante e que está “particularmente animada” para colaborar com essa tecnologia. Trata-se do segundo contrato firmado entre o Facebook e a Sunseap. Em outubro de 2020, as empresas fecharam um acordo para a desenvolvedora solar gerar energia elétrica renovável para abastecer datacenters e escritórios no país asiático, e instalar painéis solares nos telhados de 49 repartições públicas e 1.200 prédios residenciais. A previsão é de que o sistema comece a funcionar em 2022.
Nos últimos meses, na região do sudeste asiático, a Singapura ergueu-se como um destino de investimentos em geração de energia solar. Há pouco tempo, a Amazon divulgou a compra de 62 MW em sistemas fotovoltaicos no país também com a Sunseap.
Fonte:
https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/usinas-de-energia-solar/facebook-firma-contrato-de
-compra-de-energia-para-ser-abastecido-por-usina-solar-flutuante-em-singapura.html