(51) 3751-1234 contato@solarsul.eco.br

O uso de tecnologia fotovoltaica para a geração de energia solar tem crescido muito no Brasil. O País tem a maior taxa de irradiação solar do mundo e apresenta um enorme potencial para gerar uma energia limpa, econômica e renovável.

Mas você sabe como funciona o sistema de energia solar? Conhece os seus benefícios? Neste artigo, nós vamos explicar como essa energia é gerada e mostrar como ela pode ser instalada em sua empresa ou residência.

Entenda como funciona a produção de energia solar

O uso de painéis fotovoltaicos possibilita que as residências e empresas gerem a sua própria energia elétrica a partir da energia solar. Esse sistema faz a captação da energia solar, que é absorvida pelas placas de células fotovoltaicas e transformada em energia elétrica.

Essa conversão é realizada pelas chamadas células fotovoltaicas, compostas por material semicondutor, normalmente o silício. Ao incidir sobre as células, a luz solar provoca a movimentação dos elétrons do material semicondutor, transportando-os até que sejam captados por um campo elétrico. A geração de energia ocorre porque os fótons colidem com os átomos do material semicondutor, causando o deslocamento dos elétrons. 

Um sistema de energia solar conectado à rede da distribuidora de energia elétrica (on-grid) é formado por módulos fotovoltaicos, um ou mais inversores e um cabo elétrico capaz de resistir à exposição ao clima e estrutura de fixação.

A energia gerada pelas placas fotovoltaicas geralmente não é armazenada em baterias, mas usada dentro da própria unidade consumidora ou exportada para a rede de energia elétrica convencional.

Diferentemente do que muita gente pensa, os painéis funcionam mesmo em dias nublados e chuvosos, já que eles dependem da incidência dos raios violetas, e não do calor. Portanto, eles conseguem gerar energia mesmo quando o tempo não está ensolarado. A produção diminui um pouco em dias nublados e chuvosos, mas não deixa de existir.

Conheça as vantagens do uso da energia solar

A energia solar traz muitos outras vantagens:

* O uso dessa fonte de energia permite reduzir em até 95% os gastos com a conta de luz.

* Os custos para aquisição e instalação do sistema solar estão cada vez mais acessíveis e podem ser compensados rapidamente. 

* A energia solar pode ser repassada para a rede de distribuição. Desse modo, é possível gerar créditos de energia elétrica, que são acumulados e utilizados por um prazo de até cinco anos. 

* Essa fonte de energia limpa e sustentável também contribui para o aumento da confiabilidade no fornecimento de energia elétrica pela rede pública.

* A energia solar não polui e não apresenta qualquer tipo de poluição sonora.

* Ajuda a combater as emissões de gases do efeito estufa e reduzir a dependência de combustíveis fósseis, como o petróleo.

Saiba como utilizar a energia solar em sua casa

Para fazer a transição para a energia elétrica para a energia solar de modo eficiente, é fundamental utilizar equipamentos de qualidade e adotar procedimentos adequados. Para isso, é importante contar com a ajuda de uma consultoria energética com profissionais especializados. Eles serão capazes de orientar você sobre questões importantes, como: 

* Qual é o melhor tipo de energia solar a ser adotado;

* Como escolher um painel solar; 

* Quantos painéis serão necessários; 

* Qual a melhor posição geográfica para captar os raios solares.

Quer saber quanto custa para instalar um sistema de energia solar em sua residência ou empresa? Solicite aqui uma cotação e descubra quanto custa o seu gerador solar, de quantos painéis solares você precisa, a potência que deve ser instalada e quanto você vai economizar por ano.

https://solarsul.eco.br/servicos/

Precisa de ajuda?